segunda-feira, 4 de abril de 2011

ANÁLISE CRÍTICA: POESIA SATÍRICA DE BOCAGE


Levando um velho avarento

Uma pedrada num olho,

Pôs-se-lhe no mesmo instante

Tamanho como um repolho.


Certo doutor, não das dúzias,

Mas sim médico perfeito,

Dez moedas lhe pedia

Para o livrar do defeito.


“Dez moedas! (diz o avaro)

Meu sangue não desperdiço:

Dez moedas por um olho!

O outro dou eu por isso.”


ANÁLISE CRÍTICA

Este poema critica diretamente a moralidade das pessoas e da sociedade, mostrando o quanto as pessoas são “avarentas, mesquinhas e sovinas”.

Na primeira estrofe: “um velho avarento” quer dizer “um velho mesquinho”. Nesta estrofe, nos é apresentado o velho sovino sofrendo uma eventual desgraça.

Na segunda estrofe: no quinto verso, diz que um “certo doutor” oferece seus serviços. Ele é diferente dos demais e destaca-se por realizar um trabalho de qualidade, no entanto, “tudo o que é bom, custa caro!”. Nos versos seguintes, mostra que o médico perfeito cobra uma quantia em dinheiro muito grande pelos seus serviços, garantindo bons resultados em troca.

Na última estrofe: através da fala do velho, percebemos o quanto o velho é uma pessoa sem valor, onde a sua avareza é tão forte que chega a ser desprezível. Ele também prefere correr riscos a gastar dinheiro para garantir uma vida mais humana. Nos versos onze e doze, fica claro que o velho é do tipo de pessoa que seria capaz de fazer qualquer coisa simplesmente para ganhar mais dinheiro. Isso valeria também para a coletividade, e não só para a individualidade. Esse velho jamais ajudaria ao próximo por apego demasiado e sórdido ao dinheiro, e como percebemos, ele não ajuda nem a si mesmo. Ora, para acumular riquezas não se pode gastar, e esse pensamento sempre esteve e sempre estará arraigado na mentalidade de uma sociedade extremamente egoísta e influenciada unicamente pelo dinheiro.

Por Max Moreira

POSTAGEM HEROICA-MEU HERÓI NA ALFA PRIME-FICHA TÉCNICA

  HANNA FICHA TÉCNICA COMPLETA  AUTOR - MAX MOREIRA Ficha Técnica da personagem HANNA desenhada de frente - ALFA PRIME - Edição Especial - J...